Aconteceu no CEAA
Confira os eventos que fazem parte da
história do Centro de Estudos Afro-Asiáticos.
Todos os documentos sinalizados com um asterisco (*) foram disponibilizados pelo Arquivo Nacional (AN) e compõem o Fundo Maria Beatriz Nascimento.
1974 | Comemoração do Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial
Em 21 de março de 1974, o CEAA celebrou pela primeira vez o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, instituído pela ONU em memória do massacre de Sharpeville em 1960, contando com a presença de diplomatas africanos e do representante da ONU no Brasil. Reconhecido como a única instituição brasileira a oferecer cursos e publicações críticas ao apartheid, o CEAA foi procurado por duas missões da ONU que visitaram o país para tratar do tema. Mantendo estreita colaboração com o Centro de Informações da ONU no Brasil, o CEAA recebeu materiais valiosos, como filmes e opúsculos, utilizados em conferências em faculdades e colégios. O evento foi noticiado pela EAA nº 1.
1974 | Semanas Afro-Brasileiras
De 30 de maio a 23 de junho de 1974, as Semanas Afro-Brasileiras foram realizadas pelo CEAA em colaboração com o Museu de Arte Moderna, sob a supervisão da Dra. Juana Elbein dos Santos e de Assogba Maximiliano M. dos Santos, do Axé Opô Afonjá. O evento incluiu uma exposição de 750 peças de arte afro-brasileira, com arte sacra Nagô/Yoruba, recriação de símbolos africanos e arte popular. A programação contou ainda com danças rituais Nagô, música sacra e popular, e seminários, reunindo um público superior a seis mil pessoas no Rio de Janeiro, segundo comunicado da EAA nº 1.
1975 | Encontro de Pesquisadores da Cultura Negra no Brasil
Nos dias 29 e 30 de novembro de 1975, foi realizado o Encontro de Pesquisadores da Cultura Negra no Brasil, reunindo 25 especialistas de São Paulo, Salvador, Campinas e Rio de Janeiro. O evento debateu 11 comunicações e fez um exame geral sobre o estado da pesquisa sobre a cultura negra no país, com foco nas metodologias utilizadas. Como principal conclusão, destacou-se a necessidade de maior intercâmbio entre pesquisadores, considerando a diversidade regional do impacto da cultura de origem africana no Brasil. A realização do evento foi informada pela EAA nº1.
1980 | 1° SEMINÁRIO SOBRE O RACISMO E O APARTHEID NA ÁFRICA AUSTRAL
De 26 a 30 de maio de 1980 foi realizado o 1° Seminário sobre o Racismo e o Apartheid na África Austral, promovido pelo CEAA, pela Casa do Brasil da Fundação Leópold S. Senghor e pelo Instituto de Pesquisa das Culturas Negras (IPCN), em colaboração do Centro de Informações da ONU no Brasil. Participaram do seminário membros das Nações Unidas, embaixadores, representantes diplomáticos, professores, jornalistas e um público de cerca de duas centenas de pessoas, segundo comunicado da EAA nº 4.
1980 | 1º Encontro Brasil-Nigéria
De 29 a 31 de julho, realizou-se na sede da Federação do Comércio de São Paulo o 1.º Encontro Brasil-Nigéria, promovido pela Universidade de São Paulo. O evento reuniu professores e especialistas dos dois países para discutir temas políticos, econômicos, estratégicos e culturais. A delegação brasileira contou com pesquisadores do CEAA, como José Maria Nunes Pereira, Jacques d'Adesky, Michael Turner, Joel Rufino dos Santos e Paulo Roberto dos Santos. Entre os tópicos abordados estavam a política externa nigeriana, o apartheid na África do Sul, as relações econômicas entre Brasil e Nigéria, o papel do Brasil na política mundial e as contribuições culturais mútuas entre Brasil e África. O encontro foi divulgado na 4ª edição da EAA.
1º Seminário Internacional Brasil-África
Em agosto de 1981, o Centro de Estudos Afro-Asiáticos (CEAA), com o co-patrocínio da Fundação Ford, realizou o 1.º Seminário Internacional Brasil-África, com a participação de especialistas latino-americanos e africanos. O evento teve como objetivo central discutir o diálogo Brasil-América Latina-África e, por extensão, o diálogo Sul-Sul, promovendo uma abordagem pluralista que refletia a filosofia do CEAA. O seminário contou com mais de cinquenta especialistas, incluindo 16 africanos, além de representantes de organismos internacionais como a UNESCO, Banco Mundial e PNUD. A edição dupla de de 1982 da EAA contém os textos apresentados no seminário.
1981 | 2º Congresso da Associação Latino-Americana de Estudos Afro-Asiáticos — ALADAA
O 2º Congresso Ordinário da ALADAA, realizado em Paipa, Colômbia, de 6 a 10 de abril, contou com a presença de 78 membros representando oito países latino-americanos. Foram realizadas 23 sessões entre seminários, colóquios, simpósios e paineis. Dentre os temas tratados, destacam-se: projeção da África e da Ásia na América Latina, campesinato e Estados nacionais, movimentos sociais e alternativas de libertação, filosofia e religião comparadas, e petróleo e desenvolvimento. Os Professores José Maria Nunes Pereira e Michael Turner, do CEAA, participaram do painel "África e América Latina: Obstáculos e Oportunidades para a Cooperação Inter-Regional”. A Assembleia-Geral da ALADAA, realizada durante o Congresso, elegeu o Diretor do CEAA, Prof. Candido Mendes, presidente da Associação e marcou o III Congresso para 1983, no Rio de Janeiro. 0 Vice-Diretor do CEAA, Prof. José Maria Nunes Pereira, foi eleito secretário do Comité-Executivo do próximo Congresso.
1981 | Encontro O Negro no Brasil e as Relações com a África
Em 9 de maio de 1981, a SBPC — Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Regional-Rio, em colaboração com o CEAA, organizou o Encontro "O Negro no Brasil e as Relações com a África", que contou com duas mesas-redondas. A primeira, intitulada "O Negro na Realidade Brasileira", teve a participação das Professoras Lélia Gonzales, Juana Elbein dos Santos e Maria Berriel. A segunda mesa, "As Relações do Brasil com a África", foi formada pelos Professores José Maria Nunes Pereira, Jacques d'Adesky, Michael Turner e Manuel Faustino, todos do CEAA. O evento, presidido pelo Secretário Regional da SBPC, Prof. Ênio Candotti, também incluiu a exibição do filme Iya Mi Agba — Mito e Metamorfose das Mães Nagôs, dirigido por Juana Elbein dos Santos. O encerramento foi marcado pela apresentação musical do Grupo Vissungo.
1981 | Seminário sobre Instituições Negras
O Centro de Estudos Afro-Asiáticos (CEAA) marcou presença no Seminário "Instituições Negras na Diáspora", realizado em Salvador, Bahia, nos dias 12 e 13 de janeiro. O evento, promovido pela Sociedade de Estudos da Cultura Negra no Brasil - SECNB - reuniu diversas instituições, entre elas o Grupo Quilomba André Rebouças, o Instituto de Pesquisa das Culturas Negras (IPCN), o Instituto Quilombo e o Movimento Negro Unificado e debateu a necessidade urgente de ampliar e qualificar os estudos sobre a presença negra no Brasil, denunciando a insuficiência desses temas nos diversos níveis de ensino.
1981 | Visita do Diretor-Geral da UNESCO
Em 23 de abril de 1981, o Diretor-Geral da UNESCO, Amadou Mahtar M'Bow, visitou o Conjunto Universitário Candido Mendes e se reuniu com membros da equipe do CEAA. Durante a visita, M'Bow teve a oportunidade de conhecer os programas do CEAA, com destaque para aqueles focados nas Relações Brasil-África e na História do Negro no Brasil, fortalecendo a colaboração entre a instituição e a UNESCO em temas relevantes para a promoção da cultura afro-brasileira e africana. A visita foi reportada pela EAA em sua edição nº 5.
1982 | Encontro Nacional Afro-Brasileiro
Entre os dias 29 de julho e 01 de agosto de 1982, o CEAA organizou o Encontro Nacional Afro-Brasileiro, reunindo intelectuais, ativistas e representantes de diversas instituições afro-brasileiras para debater temas centrais à luta pela igualdade racial e a valorização da cultura afro-brasileira. O encontro teve como objetivo articular novas propostas e estratégias para o fortalecimento da comunidade afro-brasileira em várias frentes, incluindo as artes, educação, cultura e sociedade, e história e política.
Trata-se do primeiro encontro a reunir os principais integrantes e associações do movimento negro de diferentes estados do Brasil. O protagonismo do Afro em sua realização é uma das mostras mais sensíveis de seu papel único na articulação entre movimentos sociais, centros acadêmicos e representantes políticos, no momento em que principiava a redemocratização da sociedade brasileira.
Aqui disponibilizamos a Carta de Proposições do Encontro, que reúne as sugestões para o evento, assinado por Paulo Roberto dos Santos, bem como o programa e os anais completos, republicados em dois números especiais da revista Estudos Afro-asiáticos.
1983 | 3º Congresso Internacional ALADAA e 1º Colóquio da Afro-Latinidade
Nos dias 1 a 5 de agosto de 1983, o Centro de Estudos Afro-Asiáticos (CEAA), em parceria com a Associação Latino-Americana de Estudos Afro-Asiáticos (ALADAA), organizou o 3º Congresso Internacional e o 1º Colóquio da Afro-Latinidade no Rio de Janeiro. O evento proporcionou uma semana de intensas discussões sobre a pesquisa e ensino das sociedades africanas e asiáticas, bem como o impacto dessas culturas na América Latina. O congresso ofereceu um espaço para críticas e proposições sobre a relevância dos estudos afro-asiáticos, promovendo diálogos entre pesquisadores e líderes políticos de diversos países.
Aqui estão disponíveis, além do programa do evento, 7 trabalhos enviados para Mesas e 1 trabalho enviado para o 1º Simpósio Internacional América Latina/África além dos anais completos do 1º Colóquio da Afro-Latinidade.
1985 | Seminário: O Pensamento de Esquerda e a Questão Racial
Nos dias 16 e 17 de outubro de 1985, o Departamento de Estudos Afro-Brasileiros do CEAA organizou o seminário O Pensamento de Esquerda e a Questão Racial. O seminário proporcionou duas tardes para discussões sobre teoria e prática na esquerda e o debate da questão racial, propiciando um espaço de críticas e proposições de novas abordagens sobre a questão da superação do paradigma do racismo colonial no Brasil. O seminário contou com a participação de nomes como Luiz Werneck Viana, Wilson Barbosa, Joel Rufino dos Santos, Apolônio de Carvalho, Carlos Hasenbalg e Muniz Sodré.
Disponibilizamos aqui textos publicados no número 12 da Revista de Estudos Afro-Asiáticos de transcrições das mesas-redondas que compuseram o evento, assim como o texto de apresentação do Seminário assinado por José Jorge Siqueira, à época Editor-executivo da Revista.
1988 | Semana da Cultura Negra
A Semana da Cultura Negra foi uma programação realizada em conjunto pela Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), o Centro de Estudos Afro-Asiáticos (CEAA) e a Comissão de Cultura Afro-Brasileira, da Secretaria Municipal de Cultura, de 10 a 16 de março. A abertura contou com a conferência de Francisco de Assis Barbosa sobre Lima Barreto. Entre as atividades, houve exibição de filmes e vídeos, incluindo "Desmond Tutu in Rio" e "Pós Black-Rio", além da mostra de filmes como "Oropa, Luanda e Bahia" e "Quilombo". Também foi realizada uma exposição sobre a "Influência da Cultura Afro-brasileira na Arte de Hoje", com obras de esculturas, pinturas, gravuras e fotografias. Ademais, o Seminário acadêmico O Negro no Rio de Janeiro fez parte da programação e abordou temas como a escravidão, a transição para a liberdade, e a contribuição do negro no Rio de Janeiro, com mesas-redondas com especialistas como Lana Lage, Nancy Naro e Ivonne Maggie. As falas e comunicações do Seminário foram objeto da EAA nº 15.
Outro evento de destaque foi o painel sobre "Evolução Legal e Realidade Social da Segregação Racial no Brasil", e o ciclo de palestras sobre "Fontes Arquivísticas para a História da Escravidão no Brasil". A programação também incluiu a exposição "O Negro no Cartão Postal", que reuniu imagens representando o negro no final do século XIX e início do XX, refletindo aspectos socioculturais e étnicos.
1992 | Seminário Internacional Sobre o Racismo e Relações Raciais nos Países da Diáspora Africana
Entre os dias 6 e 11 de abril de 1992, o CEAA organizou o Seminário Internacional sobre Racismo e Relações Raciais nos Países da Diáspora Africana. O evento promoveu discussões voltadas à análise das experiências históricas recentes de relações raciais nas Américas e na Europa Ocidental, tendo como contraponto o caso da África do Sul. Ao reunir especialistas mundialmente conhecidos, de diversas áreas, o seminário buscou não apenas atualizar as informações disponíveis sobre o tema, mas também propor novas abordagens sobre as complexas dinâmicas entre grupos raciais em diferentes contextos nacionais e regionais.
Entre os principais objetivos do evento, destacaram-se a análise comparativa da abolição e seus desdobramentos para as populações negras no período pós-escravista, além de uma reflexão crítica sobre o estado atual dos African Studies e suas perspectivas de desenvolvimento. O seminário contou com o patrocínio da Fundação Ford e foi realizado no Conjunto Universitário Candido Mendes, reunindo, pela primeira vez em um país latino-americano, alguns dos nomes então mais importantes no campo dos estudos étnico-raciais e da diáspora africana.
Disponibilizamos aqui 16 papers apresentados no evento. Entre os autores convidados, George R. Andrews, Michael Hanchard, Richard Price, Rebecca Scott, Michael Turner, Peggy Lovell entre outros.
Clique nos links para ver mais detalhes
1994 | Fundação da Associação dos Estudantes Angolanos do Rio de Janeiro no CEAA
No dia 5 de novembro de 1994 foi realizada no CEAA uma assembleia de fundação da Associação dos Estudantes Angolanos do Rio de Janeiro, congregando cerca de 50 estudantes angolanos estudantes de cursos de graduação e pós-graduação de instituições sediadas no Rio de Janeiro. É interessante que destaquemos a fundação desta entidade com parceria expressiva do CEAA, devido aos convênios que o Centro irá realizar com Universidades e Ministérios africanos, de intercâmbio entre estudantes brasileiros e africanos – nesse caso, angolanos (a partir de 1995) e moçambicanos (a partir de 1992). O documento que apresentamos abaixo se trata de um excerto da edição número 83 do clipping Notícias Africanas, publicada em novembro de 1994.
1995 | V Congresso Brasileiro de Estudos Afro-Asiáticos da Associação Latino-Americana de Estudos Afro-Asiáticos (Aladaab) - CEAA-UCAM-NEAF-UFF-Setor de Línguas Africanas-UFRJ
Nos dias 8 a 10 de agosto de 1995, o CEAA e o Núcleo de Estudos Brasil-África (NEAF) da Universidade Federal Fluminense (UFF) e o setor de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) organizaram o V Congresso Brasileiro de Estudos Afro-Asiáticos da Associação Latino-Americana de Estudos Afro-Asiáticos (Aladaab). O Congresso teve o tema "África, Ásia, Brasil: Intercâmbios" e foi apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Editora Ática, Seagram e Leticínio Normandia. A programação do evento contou com comunicações e mesas-redondas sobre temáticas relacionadas às relações do Brasil com os continentes asiático e africano, visando estabelecer troca de experiências e mútuas cooperações.
As imagens disponibilizadas foram identificadas nas edições números 72 e 115 do clipping Notícias Africanas.
2000–2002 | Fórum Iniciativas Negras – Trocando Experiências
Entre os dias 2 e 11 de outubro de 2000, 1 e 11 de outubro de 2001 e 7 a 18 de outubro de 2002 o Centro de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Candido Mendes realizou, no campus Candelária, as duas primeiras edições do Fórum Iniciativas Negras – Trocando Experiências, concebido para atender à demanda de ativistas por um curso intensivo que articulasse educação, formação e capacitação na luta antirracista. Foram, ao todo, três Fóruns consecutivos, sempre com seleção de 25 bolsistas integrais que recebiam passagem, hospedagem, alimentação e ajuda de custo, garantindo diversidade regional, etária e de gênero.
O Fórum funcionou como espaço de exposição e reflexão sobre iniciativas em relações raciais no Brasil, promovendo a aproximação entre acadêmicos, militantes do Movimento Negro e de Mulheres Negras, e capacitando lideranças emergentes. Os temas abordados incluíram educação, políticas públicas, ação afirmativa, gênero, saúde, direitos humanos, religiosidade, redação de projetos, elaboração de orçamentos e captação de recursos, trabalhados em painéis, oficinas, grupos de estudo, mesas-redondas e vídeo-debates.
O interesse pelo Fórum cresceu rapidamente: em 2000 foram 43 inscrições de oito estados; em 2001, 73 candidaturas de quinze estados; e em 2002, 99 inscrições de dezoito estados. O perfil dos candidatos também se diversificou, ampliando a presença de mulheres, jovens ativistas universitários, quilombolas e conselheiros de direitos. A equipe de palestrantes combinou acadêmicos, ativistas e especialistas em gestão de projetos; de 36 colaboradores em 2000, passou para 47 em 2002.
Em 2004, o projeto previa expansão para 50 participantes, introduzindo bolsas parciais e vagas para lideranças latino-americanas, além de estratégia de divulgação com mini-fóruns regionais e ciclos de debate sobre memória do movimento negro.
Veja a programação das edições de 2001, 2002 e os bolsistas selecionados para a edição de 2002, bem como as fotos das 3 edições.
2002 | Sem “RACISMO E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE RACIAL NO BRASIL E NOS EUA - UMA ABORDAGEM PSICOLÓGICA”
O seminário “Racismo e Construção da Identidade Racial nos EUA e no Brasil: uma abordagem psicológica” foi realizado em dezembro de 2002, no Rio de Janeiro, pelo Centro de Estudos Afro-Brasileiros (CEAB) em parceria com a George Washington University. O encontro teve como objetivo apresentar ao público brasileiro pesquisas sobre o impacto psicológico do racismo, contando com a participação de três especialistas norte-americanas: Dra. Janet Helms, Dra. Kathy Sandres-Phillips e Dra. Fernanda Trotta Bianchi. A iniciativa buscou também aprofundar o intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e dos EUA dedicados ao estudo dos efeitos do preconceito racial.
2002 | Projeto Durban (CEAA-UCAM/FORD)
Iniciado em 2001, o Projeto Durban foi uma iniciativa do Centro de Estudos Afro-Asiático (CEAA), coordenado por Joselina da Silva e Amauri Mendes Pereira, com apoio da Fundação Ford. O Projeto tinha como objetivo analisar e documentar o processo de preparação e de realização da Conferência Mundial das Nações Unidas de 2001 contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e a Intolerância, ocorrida de 31 de agosto e 8 de setembro em Durban, na África do Sul.
O objetivo do Projeto foi estimular a criação de uma rede de informações e análises sobre a implementação das deliberações da Conferência de Durban, procurando analisar a repercussão das atividades realizadas no processo de preparação da Conferência e como este processo foi decisivo na implementação de determinadas políticas de afirmação afirmativa, que veio a enquadrar o debate público sobre o tema no Brasil nos anos imediatamente seguintes.
O Projeto teve como principais produtos:
O Projeto Memória do CEAA disponibiliza parte importante dos materiais do Projeto Durban, como relatórios de pesquisa, prestações de conta, comunicações científicas e, de forma muito especial, a versão integral do livro: Olhares - sobre a mobilização brasileira para a III Conferência Mundial contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e Intolerâncias correlatas.
BIBLIOGRAFIA
CEAA. Relatório final das atividades relativas à pesquisa “Olhares sobre a mobilização brasileira para a III Conferência Mundial contra o racismo, a discriminação racial, a xenofobia e intolerâncias correlatas. 2002.
SILVA, Joselina da; PEREIRA, Amauri Mendes. Olhares - sobre a III Conferência na Conferência Mundial das Nações Unidas de 2001 contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e a Intolerância. Distrito Federal: Fundação Palmares-MinC; Belo Horizonte: Nandyala, 2013.
Inauguração do CEAB
2003 I Seminário Internacional - Palavras, Sons e Imagens da Subalternidade (UCAM-UFRJ-Consulado Geral dos EUA no RJ)
Outros Eventos
1976
A diáspora negra no novo mundo
1981
1º Encontro Nacional de Centros de Estudos Afro-Brasileiros
1982
Questão Racial, Questão Nacional
Edição n.6-7 da EAA - 1982
Anais do 1º Seminário Internacional Brasil-África
1982
Relatório II Encontro de Negros do Norte - Nordeste
1982
Ciclo de Conferência sobre Questão Racial e Conflitos do Terceiro Mundo
1983
Palestra Lélia Gonzalez
Edição n.8-9 da EAA - 1983
Anais do Encontro Nacional Afro-brasileiro
1984
Quilombos Hoje
1990
Seminário O Negro e sua Participação Política Brasil_EUA
1992
Angola pós-eleições e seu papel na paz e no desenvolvimento da África Austral
1992
Projeto: Diálogos entre povos e CEAA. Mesa redonda - O Racismo contemporâneo nos países da diáspora africana
1994
Palestra com Sheila de Castro Faria. CEAA_Núcleo da Cor (IFCS)
2002
Posse Benedita da Silva como Presidente de Honra do Conselho do CEAA
2003
1 ano do CEAB e lançcamento de 1º Concurso de Teses sobre Relações Raciais e Cultura Negra
2003
Aprendendo e ensinando_ a presença africana na antiga Nova Iorque com Dra. Martia Goodson
2003
Lançamento de O Nascimento da Cultura Afro-Americana (CEAB UCAM Editora Pallas) com Richard Price
2003
Seminário “Ação Afirmativa e a Democracia no Brasil”
2003
Evento Refletindo a África, Organizado pelo CEAA e CCBB
2004
Estudos Subalternos Hoje - com Partha Chatterjee (IUPERJ CEAB UCAM)
2008
IX Congresso ALADAA
Veja mais
Concursos e Eventos Organizados pelo CEAA
Rua da Assembléia, 10, 3º Andar, Sala 319,
Centro, Rio de Janeiro / RJ • CEP: 20011-901
Este Projeto foi financiado pela FAPERJ, por meio do Edital 29/2021, Apoio aos Programas e Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu do Estado do Rio de Janeiro (Processo E-26/210.966/2021), e do Edital 28/2021, Programa de Apoio a Projetos Temáticos no Rio de Janeiro (Processo E-26/211.317/2021).