O banco de

Teses e Dissertações do CEAA

A famosa biblioteca do Afro, com livros e clippings, também foi construída com centenas de teses e dissertações de diversos pesquisadores brasileiros e estrangeiros que versam sobre relações raciais, racismo, movimentos sociais, escravidão, tráfico transatlântico, identidade e etnicidade, religiões afro-brasileiras e política institucional.

Como um dos objetivos do Centro era catalogar, indexar e facilitar o acesso ao conhecimento já produzido sobre esses temas na era pré-internet, algumas de suas iniciativas buscaram fortalecer a relevância e a atualidade de tal produção intelectual.

Na primeira leva de teses que oferecemos digitalmente ao público, escolhemos uma amostra de trabalhos bastante relevantes, quer por seu caráter inovador ao tempo em que foram escritos, quer por sua raridade nos repositórios e bancos de dados das universidades brasileiras. São trabalhos que espelham as preocupações e atividades do Afro, uma instituição única construída sem muros pela academia e pela militância negra carioca, em uma relação de proximidade que moldou o conhecimento produzido e reunido pelo Centro desde a sua origem.

Texto de: Alexandre de Paiva Rio Camargo; Camila Gonçalves De Mario; Gabriel Delphino; Marianne da Silva Rocha; Thiago Campos da Silva.

Maria Maia de Oliveira Berriel, 1975

Preconceito e Percepção

Um Estudo sobre a Ideologia Racial Brasileira

João Titterington Gomes Cravinho, 1995

Modernizing Mozambique: Frelimo Ideology and the Frelimo State

Helene Monteiro, 1982

O Ressurgimento do Movimento Negro no RJ na Década de 70

Micênio Santos, 1991

13 de maio, 20 de novembro: Uma Descrição da Construção de Símbolos Raciais e Nacionais

Close Search Window