Concurso de Dotações

Ao final da década de 1980, às vésperas do centenário da Abolição, o Afro inovou ao inaugurar, com recursos financeiros da Fundação Ford, um concurso de monografias e um programa de auxílio destinado a financiar projetos de jovens pesquisadores. Este programa ficou conhecido como Concurso de Dotações para Pesquisas sobre o negro no Brasil.

Uma das motivações do concurso foi atribuída ao "virtual desaparecimento de disciplina sobre o negro nos cursos de graduação e o número ainda pequeno de teses e trabalhos publicados sobre esse tema", apesar do "crescimento do nosso sistema universitário e da institucionalização da pós-graduação no País nestes últimos 15 anos" (EAA, 1987, p.116). O Concurso foi desenvolvido com a intenção de induzir uma agenda de pesquisa ainda em formação, voltada para a conformação da sociedade brasileira e o papel que coube à população negra neste arranjo social.

Para realizar a inscrição no Concurso, o participante (que poderia ser de qualquer região do país) deveria enviar um projeto de pesquisa em uma das seguintes disciplinas: Sociologia, Ciência Política, Antropologia, História, Comunicação ou Letras. O Projeto não precisava apresentar orientação metodológica prévia, nem estar vinculado a uma instituição de ensino, ou programa de mestrado e doutorado. Trata-se de um tipo de financiamento de pesquisa muito diferente dos moldes hoje praticados, encorajando propostas dispostas a construir uma interlocução entre saberes acadêmicos e experiências forjadas em vivências e práticas cotidianas.

Outro aspecto inovador do Concurso foi a priorização de candidatas e candidatos negros, uma opção não formalizada em edital, mas aplicada estrategicamente por Carlos Hasenbalg, que assim implementou uma iniciativa de proto-ação afirmativa na formação de quadros de pesqusiadores, antes de qualquer outro centro ou universidade.

O número de projetos contemplados era variável, sujeito ao valor do financiamento disponível. Cada edição tinha uma banca avaliadora distinta, composta por pesquisadores prestigiados e consolidados, como Carlos Hasenbalg, Nelson do Valle Silva, Kabengele Munanga, Octávio Ianni, Giralda Seyferth, Patrícia Birman, Ronaldo Vainfas e Yvonne Maggie.

Entre os contemplados, não há um perfil único. Alguns pesquisadores se encontravam em início de carreira, outros, já mais amadurecidos; alguns eram vinculados a universidades públicas ou privadas, e outros não possuíam vínculo institucional no momento da aplicação. Não foi possível identificar registros sobre a primeira edição do Concurso.

Para realizar a inscrição, o participante deveria entregar um projeto de pesquisa formal, cronograma de execução, orçamento detalhado com gastos de execução; duas cartas de recomendação, além do currículo. O apoio financeiro era dividido em quatro parcelas. A primeira, na ocasião da aprovação do projeto e assinatura do contrato. As parcelas seguintes eram disponibilizadas mediante apresentação de relatórios e prestações de conta parciais. A pesquisa deveria ser concluída em um intervalo de um ano.

Com base no levantamento de documentação do antigo Acervo da Biblioteca do Afro, e em textos da Revista Estudos Afro-Asiáticos – um dos principais canais de divulgação do Concurso de Dotações, o Projeto Memória do CEAA disponibiliza um conjunto formado por publicações, relatórios de pesquisa e prestações de contas dos pesquisadores contemplados, que logo se tornaram importantes nomes do campo de estudos afro-brasileiros. Através deste conjunto, pode-se vislumbrar a composição das comissões de seleção, a evolução das temáticas e a formação de redes e vínculos de pesquisa.

Texto de: Alexandre de Paiva Rio Camargo; Bernardo Cruz; Camila Gonçalves De Mario; Maria Francisca Theberge.

A gestão Carlos Hasenbalg e a nova agenda para o CEAA

Clique nos links para ver mais detalhes

2º Concurso de Dotações para Pesquisas sobre o Negro no Brasil
Ano: 1987
Bolsista:
Carlos Rodrigues Brandão (Ciências Sociais – UNICAMP).
Projeto: Negros Devotos e Artistas – a identidade ambivalente | Temos digitalizados uma série de documentos relativos ao andamento da pesquisa, relatórios e prestação de contas.

Dossiê Carlos Rodrigues Brandão (Ciências Sociais – UNICAMP) – Projeto Negros Devotos e Artistas – a identidade ambivalente:

Bolsista:
Vera Moreira Figueira (Ciência Política – IUPERJ) (S/I)
Projeto: O Preconceito Racial na Escola: suas manifestações nos corpos docente e discente e no material didático nas escolas públicas do Rio de Janeiro | Artigo baseado no Projeto.
Dossiê Vera Figueira (Ciência Política – IUPERJ) – Projeto – O Preconceito Racial na Escola – suas manifestações nos corpos docente e discente e no material didático nas escolas públicas do Rio de Janeiro:

3º Concurso de Dotações para Pesquisas sobre o Negro no Brasil

Ano: 1988
Comissão julgadora: Kabengele Munanga, Octávio Ianni, Giralda Seyferth, Ronaldo Vainfas e Nelson do Valle Silva. Reuniu-se dia 3 de novembro e 1988 para selecionar 11 dentre 45 projetos.
Bolsista:
Alberto Baeta Neves Mussa (Literatura – UFRJ).
Projeto: “Origens da poesia afro-brasileira”.
Bolsista:
Carlos Magno Guimarães e Miram Borges (MG – universidade não identificada).
Projeto: “Projeto arqueológico Quilombo de Ambrósio”.
Bolsista:
Dayse Batista de Luna e Zuleica Dantas Pereira (UFPE).
Projeto: “Autoridade feminina nas famílias-de-santo dos cultos afro-recifenses”.
Bolsista:
Edna Muniz de Souza e Issa Fernando Sarraf Mercadante (PUC SP).
Projeto: “Análise da identidade de negros, a partir de achados da personalidade – A loucura como desafio da vida relatada por pessoas e famílias negras da Vila brasilândia”.
Bolsista:
Heloisa Pires Lima (Posteriormente ingressa na PUC SP).
Projeto: “Estudo sobre as crenças, práticas e ritos relativos a uma realidade cultural africana e brasileira comum: ‘os Ibejis'”.

Bolsista:

Luiz Eduardo Marques de Mendonça (RJ – universidade não identificada).
Projeto: “As alforrias na cidade do Rio de Janeiro (1840-71)”.
Bolsista:
Marileide Lázara Cassoli (UFMG).
Projeto: “Relações sociais de dominação: senhores e escravos na província de Minas Gerais (1850-1888)”.
Bolsista:
Micênio Carlos Lopes dos Santos (RJ – universidade não identificada).
Projeto: “13 de maio, 20 de novembro: símbolos da libertação”.
Bolsista:
Pedro Martins (SC).
Projeto: “Além de pagar a conta: etnografia de uma comunidade cafuza”.
Bolsista:
Roberto Moura e Marli Joaquim (RJ).
Projeto: “Os pioneiros negros do ‘espetáculo’ carioca”.
Bolsista:
Sonia Maria Giacomini.
Projeto: “Profissão mulata”.
4º Concurso de Dotações para Pesquisas sobre o Negro no Brasil
Ano: 1990

“O Centro de Estudos Afro-Asiáticos realizou o IV Concurso de Dotações para Pesquisa sobre o Negro no Brasil. A comissão de julgamento dos projetos – composta pelos professores Carlos Hasenbalg, Nelson do Valle Silva, Patrícia Birman, Ronaldo Vainfas e Yvonne Maggie – reuniu-se no dia 13 de dezembro de 1989 e decidiu aprovar os seguintes projetos”. [listados abaixo da citação] (…) Ao IV Concurso concorreram 40 projetos, focalizando os mais diversos aspectos voltados para os temas escravidão e relações raciais. Muitos dos projetos, apesar de boa qualidade, não foram aprovados devido à limitação dos recursos disponíveis. O interesse despertado pelo Concurso, com projetos sendo enviados de todo o país, aponta para a crescente importância dos estudos sobre relações raciais. Por outro lado, indica a necessidade de se consolidar e ampliar o apoio a esses estudos.” Orelha do n.18 da EAA, 1990.

Fontes:
Bolsista:
Rosana Machin Barbosa (Sociologia – USP).
Projeto: “A presença negra numa instituição modelar – o hospício de Juquery” | Fonte e n.18 de 1990 da EAA.
Bolsista:
Renato Pinto Venândo (História – UFOP).
Projeto: “A riqueza do senhor: a criança escrava e a economia de Minas Gerais no século XIX”.
Bolsista:
Ana Maria Lugão Rios (História – UFF).
Projeto: “Compadrio entre escravos – Cabo Frio, 1795-1884”.
Bolsista:
Tânia Maria Gomes Nery e Silvia Maria Jardim Brugger (História – UFF).
Projeto: “Padrão familiar para escravos e forros em Campos – 1750-1850” | Fonte: n.18 de 1990 da EAA. e n. 20 de 1991 da EAA p.223 têm artigo da pesquisa “Compadrio: relação social e libertação espiritual em sociedades escravistas (Campos, 1754-1766)”.
Bolsista:
Leni Maria Godinho de Oliveira (Ciências Sociais – UERJ).
Projeto: “Relações inter-raciais em guetos femininos”.

Bolsista:

Wania Sant’Ana (PUC-Rio).
Projeto: “As cores da moda: mulheres negras nas revistas de moda – ausência e presença”.
5º Concurso de Dotações para Pesquisas sobre o Negro no Brasil
Ano: 1991
O V Concurso de Dotações para Pesquisa sobre o Negro no Brasil, promovido pelo CEAA, teve definidos os seus ganhadores. A Comissão Julgadora dos Projetos, composta por Carlos A. Hasenbalg, Giralda Seyferth, Kabengele Munanga e Ronaldo Vainfas, reunida no dia 27 de março, no Centro, decidiu aprovar os seguintes projetos:
Fontes:
Bolsista:
Sheila Siqueira de Castro Faria (História – UFF).
Projeto: “Escravidão e legitimidade no Brasil”.
Bolsista:
Luiz Carlos R. Sant’Ana (História – CIEC).
Projeto: Título não identificado.
Bolsista:
Regina Pahim Pinto e Fulvia Rosemberg (Antropologia – USP).
Projeto: “É de pequeno que se torce o pepino – segregação espacial e discriminação racial na pequena infância”.
Bolsista:
Francisco Carlos Orlandini (Antropologia – Unicamp).
Projeto: “Raça e condições de vida nas regiões metropolitanas brasileiras”.
Bolsista:
Marília C. Gouveia de Melo (Saúde Coletiva – UERJ).
Projeto: “Recrutamento e seleção de pessoal e discriminação racial no trabalho — o papel do setor de recursos humanos”.
Bolsista:
Sérgio Luiz Cunha dos Santos, Luiz Carlos Sant’Ana e Roberto Machado Francisco (História – RJ).
Projeto: “A imagem do negro na TV: produção/reprodução na mídia televisiva”.
Bolsista:
Ana Célia da Silva (Educação – UFBA).
Projeto: “Eles fazem e eu desfaço: uma proposta de reversão dos estereótipos em relação ao negro no livro didático” (Ana Célia da Silva – Bahia).
Bolsista:
Laura Moutinho da Silva (Sociologia – UFRJ).
Projeto: “A Fundação Ford e as relações raciais no Brasil: uma análise da produção de novos regimes de verdade”.
Bolsista:
Katia Valéria de Avellar Chagas e Andrea da Silva Viana (RJ).
Projeto: Ordem médica e escravidão.

Bolsista:

Jorge Luz Prata de Sousa (FAHUPE – atual UFRJ).
Projeto: “Condições sanitárias e higiênicas na cidade do Rio de Janeiro – morbidade e mortalidade de escravos – 1852-1888”.
Bolsista:
Márcio Barbosa (USP).
Projeto: “A dimensão social e histórica da Frente Negra Brasileira”.
6º Concurso de Dotações para Pesquisas sobre o Negro no Brasil
Ano: 1992
Bolsista:
Edmeire Oliveira Exaltação (Ciências Sociais – UERJ).
Projeto: Movimento negro: aspectos da trajetória sócio-política do militante | Temos digitalizados uma série de documentos relativos ao andamento da pesquisa, relatório, prestações de contas e os questionários utilizados pela pesquisadora.
Dossiê Edmeire Oliveira Exaltação (Ciências Sociais – UERJ) Projeto – Movimento negro: aspectos da trajetória sócio-política do militante
Questionários
Bolsista:
Cecília Moreira Soares (História – UFBA).
Projeto: Título não identificado.
Bolsista:
Rita de Cássia Amaral e Vagner Gonçalves da Silva (Antropologia – USP).
Projeto: Título não identificado.

7º Concurso de Dotações para Pesquisas sobre o Negro no Brasil

Ano: 1995
Bolsista:
Carlos Eugênio Líbano Soares (1995) (História – Unicamp).
Projeto: Os capoeiras na casa de detenção: padrões raciais, ocupacionais e de moradia Rio de Janeiro: 1860-1890.
Bolsista:
Angela Figueiredo (1995-1996).
Projeto: Novas elites de cor: Estudo sobre os mecanismos de ascensão social entre os negros de Salvador.
Bolsista:
Juliana Beatriz Almeida de Souza (História – UFF).
Projeto: Título não identificado.
8º Concurso de Dotações para Pesquisas sobre o Negro no Brasil

Ano: 1996

Bolsista:

Patrícia Silveira de Farias (1996-97) (Antropologia – UFRJ).
Projeto: Pegando uma cor na praia: relações raciais e classificação de cor na cidade do Rio de Janeiro.

Bolsista:

Celia M. Marinho de Azevedo (1996-97) (História – Unicamp) .
Projeto: O negro e a Maçonaria no Brasil (século XIX).
Bolsista:
Carlos Antonio Costa Ribeiro (Sociologia – UERJ).
Projeto: Cor, crime e justiça no Rio de Janeiro – uma abordagem sociológica.
Dossiê Carlos Antonio Costa Ribeiro (Sociologia – UERJ):
Bolsista:
Lúcia Helena Oliveira Silva (1996-97).
Projeto: Sem título.
Dossiê Lúcia Helena Oliveira Silva (1996-97):
9º Concurso de Dotações para Pesquisas sobre o Negro no Brasil
Ano: 1998
Bolsista:
Rosinaldo Silva de Sousa.
Projeto: Não identificado.
Bolsista:
Myrian Sepulveda dos Santos (História – UFF).
Projeto: Título não identificado.
10º Concurso de Dotações para Pesquisas sobre o Negro no Brasil
Ano: 1999
Bolsista:
Laura Moutinho.
Projeto: Razão, Afetividade e desejo em relacionamentos afetivo-sexuais entre brancos e negros no Rio de Janeiro.
Bolsista:
Sheila Siqueira de Castro Faria (História – UFF).
Projeto: A Mulher de Origem Africana – Alforria e Formas de Sobrevivência (Séculos XVII ao XIX).
11º Concurso de Dotações para Pesquisas sobre o Negro no Brasil
Ano: 2000
Bolsista:
Sônia Marques.
Close Search Window