Clippings Temáticos

Os clippings compõem parte importante da produção do CEAA

Eles eram produzidos pela equipe a partir de material de jornais e revistas de circulação nacional e internacional - principalmente de publicações de países africanos -, material que além de compor acervo e memória sobre o tema, era utilizado como subsídio para o trabalho de pesquisa e de análise de conjuntura produzido pelos pesquisadores, bem como também era disponibilizado para consulta ao público interessado em temas de africanidade, diáspora, ou racismo cotidiano.

Cabe ressaltar que os clippings produzidos a partir dos jornais africanos, principalmente ao longo dos anos 1990, compunham importante material de consulta e subsídio para entidades e atores interessados em temas de diplomacia e comércio exterior.

Os temas mencionados compunham quatro séries:

Clippings de publicações internacionais de países africanos de língua oficial portuguesa e África Austral, reunindo também análises conjunturais de autores do CEAA.

VEJA MAIS

Eram informativos, distribuídos gratuitamente por e-mail, para a divulgação de eventos, teses, publicações, concursos, pesquisas, iniciativas de ONGs, universidades e movimentos sociais ligados à questão africana e afro-brasileira.

VEJA MAIS

O clipping Questões de Raça foi uma publicação bimestral do Departamento de Estudos Afro-Brasileiros do CEAA, lançada em 1996, sob coordenação de Márcia Lima e assessoria da jornalista Helena Costa. A série tinha como objetivo divulgar e tornar acessível seu arquivo de recortes de jornais sobre relações raciais no Brasil.

VEJA MAIS

Publicação quadrimestral, Os Números da Cor foi um boletim estatístico elaborado pelo Departamento de Estudos Afro-Brasileiros do CEAA. Seu objetivo era sistematizar e analisar as informações sobre a situação socioeconômica dos grupos de cor no Brasil e suas Regiões, tendo como referência os anos iniciais da década de 1990. VEJA MAIS

O projeto AlertÁfrica consistia em guias bibliográficos organizados pelo Setor de Documentação do CEAA, na figura de Ana Senna, sua bibliotecária-chefe.

VEJA MAIS

Eram informativos, distribuídos gratuitamente por e-mail, para a divulgação de eventos, teses, publicações, concursos, pesquisas, iniciativas de ONGs, universidades e movimentos sociais ligados à questão africana e afro-brasileira.

VEJA MAIS

Notícias Africanas & A Semana na África

A Semana na África e Notícias Africanas foram dois boletins elaborados a partir de recortes de jornais portugueses e brasileiros por pesquisadores e estudantes, que, posteriormente, ajudariam a profissionalizar o campo de história da África no país. A Semana apareceu em agosto de 1991, totalizando 75 fascículos até fevereiro de 1993, quando foi substituída pela segunda série, publicada até dezembro de 1997. 

O foco dos dois boletins era a veiculação de notícias e análises de conjuntura sobre os países da África lusófona, sobretudo Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Moçambique. Tinham como objetivo promover a circulação de notícias africanas entre diplomatas, políticos, empresários, industriais e imigrantes. Também serviram como um instrumento de divulgação das atividades do Centro, e meio de comunicação com estudantes africanos residentes no Brasil. 

A equipe editorial era formada por José Maria Nunes Pereira, Colin Darch, Edson Borges, Francisco Novello, Roquinaldo Ferreira, Marcelo Bittencourt e Rogério Schmitt.

Acervo

Além das séries de clippings que o CEAA produziu dos anos 1970 aos 2000, é objetivo deste projeto disponibilizar amostras de outros importantes trabalhos.

JUN 1974

No ano após a Guerra Árabe-Israelense (também chamada de “Guerra do Yom Kippur”) em 1973, o CEAA realizou o levantamento bibliográfico de textos que compunham à época a Biblioteca Afro-Asiática, com o objetivo de compor uma seleção de textos para contribuir com o entendimento do sionismo e da questão Palestina. Esse debate já era latente mesmo naquele período, e no Brasil teve importante cobertura na imprensa, sobretudo com o trabalho da jornalista Helena Salem, enviada especial do Jornal do Brasil durante a guerra de 1973 – e um de seus textos do período também compõem a obra. Dividida em dois volumes e apresentando uma pluralidade de perspectivas sobre o tema, a coletânea Palestina e o Sionismo: Textos Escolhidos é uma cápsula do tempo acerca do debate sobre os rumos da questão da partilha da Palestina no imediato pós-guerra de 1973. Disponibilizamos aqui os dois volumes inéditos na íntegra, identificados durante o trabalho de arquivo do Projeto.

JAN-OUT 1985

No centenário da Conferência de Berlim (1884-5), em que as potências imperialistas europeias partilharam o continente africano entre si, o CEAA lançou o boletim informativo Conjuntura Africana, com financiamento do FINEP. O objetivo principal era a circulação de notícias sobre os países africanos, cuja divulgação era muito restrita nos meios de comunicação brasileiros. A iniciativa é empreitada em um contexto de abertura de novos mercados para o Brasil e de fortalecimento das relações Sul-Sul como uma possibilidade de ruptura do monopólio das potências imperialistas, uma característica do neocolonialismo – conceito desenvolvido por Kwame Nkrumah e utilizado nas caracterizações do CEAA sobre o continente africano no século XX. Este documento se destaca, à medida que apresenta um esforço inicial do CEAA da produção de boletins informativos – prática que irá se consolidar nos períodos seguintes. Disponibilizamos aqui o encadernado com os 10 primeiros números da série, publicados em 1985.

Em 1987 e 1991, o CEAA elaborou dois volumes de clippings que se assemelham em seu objetivo de servir como um instrumento da reflexão da recepção da sociedade brasileira, a partir de recortes das notícias de jornais de todo o Brasil, de importantes lideranças sul-africanas: o Arcebispo Desmond Tutu e Nelson Mandela. Essas iniciativas realizadas pelo setor de Documentação do Centro de Estudos Afro-Asiáticos encapsulam o significado da visita destas figuras históricas, e do impacto que a discussão sobre a questão racial promoveu em um país como o Brasil.

JUL 1991

Entre 1991 e 1993, o CEAA foi responsável pela seleção de matérias de jornais africanos de países de língua portuguesa (PALOP) e da África Austral. O objetivo do boletim A Semana na África era a difusão de informações destes países para o público brasileiro. As edições eram publicadas semanalmente e editadas por uma equipe de estudantes orientados por José Maria Nunes Pereira e Colin Darch. A equipe era formada por Edson Borges, Francisco E. Novello, Marcello Bittencourt Pinto e Rogério A. Schmitt. Disponibilizamos aqui uma edição que reúne os clippings de 11 a 14 de 1991.

Notícias Africanas

Clique nos anos para ver mais detalhes

A Semana na África

Clique nos anos para ver mais detalhes

Questões de Raça

O clipping Questões de Raça foi uma publicação bimestral do Departamento de Estudos Afro-Brasileiros do CEAA, lançada em 1996, sob coordenação de Márcia Lima e assessoria da jornalista Helena Costa. A série tinha como objetivo divulgar e tornar acessível seu arquivo de recortes de jornais sobre relações raciais no Brasil. A cada edição, enfocava temas de relevância e repercussão, destacando como a imprensa brasileira noticiava questões como racismo cotidiano e identidade racial. As edições incluíam seções como "Discriminação", que trazia casos denunciados de discriminação racial, e "Para saber mais", com indicações bibliográficas e audiovisuais.

O Projeto Memória do CEAA disponibiliza aqui as edições de número 7 e 8, referentes aos meses de janeiro a abril de 1997.

Clique nos anos para ver mais detalhes

Números da Cor

Publicação quadrimestral, Os Números da Cor foi um boletim estatístico elaborado pelo Departamento de Estudos Afro-Brasileiros do CEAA. Seu objetivo era sistematizar e analisar as informações sobre a situação socioeconômica dos grupos de cor no Brasil e suas Regiões, tendo como referência os anos iniciais da década de 1990.

Produzido pela equipe constituída por Carlos Hasenbalg, Márcia Lima e Nelson do Valle Silva, Os Números da Cor tratou dos aspectos demográficos e socioeconômicos da população brasileira, com informações sobre composição racial da população, condições domiciliares (acesso a iluminação elétrica, água e bens de consumo), arranjos familiares, educação e mercado de trabalho.

Trata-se, possivelmente, da primeira série de estatísticas raciais, alimentada por dados do censo demográfico e da PNAD, produzida e analisada por um centro de pesquisa à margem de agências governamentais especializadas, como o IBGE e o IPEA. O boletim circulou entre 1995 e 1996, somando 4 edições, com financiamento da Fundação Andrew W. Mellon.

O Projeto Memória do CEAA disponibiliza aqui os 3 primeiros fascículos, localizados por levantamento de arquivo.

Clique nos anos para ver mais detalhes

AlertÁfrica

O projeto AlertÁfrica consistia em guias bibliográficos organizados pelo Setor de Documentação do CEAA, na figura de Ana Senna, sua bibliotecária-chefe. Visando divulgar e facilitar o acesso à mais importante biblioteca de África então existente no país, o Boletim trazia categorias divididas entre temáticas mais amplas (como apartheid, História, Industrialização) ou direcionadas (como “Tunísia – Economia”, “África – Banco Mundial”, “Etiópia – Fome”).

Com apoio financeiro da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), foram produzidos 12 fascículos entre novembro de 1984 e outubro de 1985, em edições mensais ou bimensais. Deste total, foi possível identificar 8 números, que ora disponibilizamos ao público.

Clique nos anos para ver mais detalhes

Close Search Window