Eles eram produzidos pela equipe a partir de material de jornais e revistas de circulação nacional e internacional - principalmente de publicações de países africanos -, material que além de compor acervo e memória sobre o tema, era utilizado como subsídio para o trabalho de pesquisa e de análise de conjuntura produzido pelos pesquisadores, bem como também era disponibilizado para consulta ao público interessado em temas de africanidade, diáspora, ou racismo cotidiano.
Cabe ressaltar que os clippings produzidos a partir dos jornais africanos, principalmente ao longo dos anos 1990, compunham importante material de consulta e subsídio para entidades e atores interessados em temas de diplomacia e comércio exterior.
Clippings de publicações internacionais de países africanos de língua oficial portuguesa e África Austral, reunindo também análises conjunturais de autores do CEAA.
Eram informativos, distribuídos gratuitamente por e-mail, para a divulgação de eventos, teses, publicações, concursos, pesquisas, iniciativas de ONGs, universidades e movimentos sociais ligados à questão africana e afro-brasileira.
O clipping Questões de Raça foi uma publicação bimestral do Departamento de Estudos Afro-Brasileiros do CEAA, lançada em 1996, sob coordenação de Márcia Lima e assessoria da jornalista Helena Costa. A série tinha como objetivo divulgar e tornar acessível seu arquivo de recortes de jornais sobre relações raciais no Brasil.
O projeto AlertÁfrica consistia em guias bibliográficos organizados pelo Setor de Documentação do CEAA, na figura de Ana Senna, sua bibliotecária-chefe.
Eram informativos, distribuídos gratuitamente por e-mail, para a divulgação de eventos, teses, publicações, concursos, pesquisas, iniciativas de ONGs, universidades e movimentos sociais ligados à questão africana e afro-brasileira.
A Semana na África e Notícias Africanas foram dois boletins elaborados a partir de recortes de jornais portugueses e brasileiros por pesquisadores e estudantes, que, posteriormente, ajudariam a profissionalizar o campo de história da África no país. A Semana apareceu em agosto de 1991, totalizando 75 fascículos até fevereiro de 1993, quando foi substituída pela segunda série, publicada até dezembro de 1997.
O foco dos dois boletins era a veiculação de notícias e análises de conjuntura sobre os países da África lusófona, sobretudo Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Moçambique. Tinham como objetivo promover a circulação de notícias africanas entre diplomatas, políticos, empresários, industriais e imigrantes. Também serviram como um instrumento de divulgação das atividades do Centro, e meio de comunicação com estudantes africanos residentes no Brasil.
A equipe editorial era formada por José Maria Nunes Pereira, Colin Darch, Edson Borges, Francisco Novello, Roquinaldo Ferreira, Marcelo Bittencourt e Rogério Schmitt.
Além das séries de clippings que o CEAA produziu dos anos 1970 aos 2000, é objetivo deste projeto disponibilizar amostras de outros importantes trabalhos.
JUN 1974
No ano após a Guerra Árabe-Israelense (também chamada de “Guerra do Yom Kippur”) em 1973, o CEAA realizou o levantamento bibliográfico de textos que compunham à época a Biblioteca Afro-Asiática, com o objetivo de compor uma seleção de textos para contribuir com o entendimento do sionismo e da questão Palestina. Esse debate já era latente mesmo naquele período, e no Brasil teve importante cobertura na imprensa, sobretudo com o trabalho da jornalista Helena Salem, enviada especial do Jornal do Brasil durante a guerra de 1973 – e um de seus textos do período também compõem a obra. Dividida em dois volumes e apresentando uma pluralidade de perspectivas sobre o tema, a coletânea Palestina e o Sionismo: Textos Escolhidos é uma cápsula do tempo acerca do debate sobre os rumos da questão da partilha da Palestina no imediato pós-guerra de 1973. Disponibilizamos aqui os dois volumes inéditos na íntegra, identificados durante o trabalho de arquivo do Projeto.
JAN-OUT 1985
No centenário da Conferência de Berlim (1884-5), em que as potências imperialistas europeias partilharam o continente africano entre si, o CEAA lançou o boletim informativo Conjuntura Africana, com financiamento do FINEP. O objetivo principal era a circulação de notícias sobre os países africanos, cuja divulgação era muito restrita nos meios de comunicação brasileiros. A iniciativa é empreitada em um contexto de abertura de novos mercados para o Brasil e de fortalecimento das relações Sul-Sul como uma possibilidade de ruptura do monopólio das potências imperialistas, uma característica do neocolonialismo – conceito desenvolvido por Kwame Nkrumah e utilizado nas caracterizações do CEAA sobre o continente africano no século XX. Este documento se destaca, à medida que apresenta um esforço inicial do CEAA da produção de boletins informativos – prática que irá se consolidar nos períodos seguintes. Disponibilizamos aqui o encadernado com os 10 primeiros números da série, publicados em 1985.
Em 1987 e 1991, o CEAA elaborou dois volumes de clippings que se assemelham em seu objetivo de servir como um instrumento da reflexão da recepção da sociedade brasileira, a partir de recortes das notícias de jornais de todo o Brasil, de importantes lideranças sul-africanas: o Arcebispo Desmond Tutu e Nelson Mandela. Essas iniciativas realizadas pelo setor de Documentação do Centro de Estudos Afro-Asiáticos encapsulam o significado da visita destas figuras históricas, e do impacto que a discussão sobre a questão racial promoveu em um país como o Brasil.
JUL 1991
Entre 1991 e 1993, o CEAA foi responsável pela seleção de matérias de jornais africanos de países de língua portuguesa (PALOP) e da África Austral. O objetivo do boletim A Semana na África era a difusão de informações destes países para o público brasileiro. As edições eram publicadas semanalmente e editadas por uma equipe de estudantes orientados por José Maria Nunes Pereira e Colin Darch. A equipe era formada por Edson Borges, Francisco E. Novello, Marcello Bittencourt Pinto e Rogério A. Schmitt. Disponibilizamos aqui uma edição que reúne os clippings de 11 a 14 de 1991.
Clique nos anos para ver mais detalhes
Clique nos anos para ver mais detalhes
O clipping Questões de Raça foi uma publicação bimestral do Departamento de Estudos Afro-Brasileiros do CEAA, lançada em 1996, sob coordenação de Márcia Lima e assessoria da jornalista Helena Costa. A série tinha como objetivo divulgar e tornar acessível seu arquivo de recortes de jornais sobre relações raciais no Brasil. A cada edição, enfocava temas de relevância e repercussão, destacando como a imprensa brasileira noticiava questões como racismo cotidiano e identidade racial. As edições incluíam seções como "Discriminação", que trazia casos denunciados de discriminação racial, e "Para saber mais", com indicações bibliográficas e audiovisuais.
O Projeto Memória do CEAA disponibiliza aqui as edições de número 7 e 8, referentes aos meses de janeiro a abril de 1997.
Clique nos anos para ver mais detalhes
Publicação quadrimestral, Os Números da Cor foi um boletim estatístico elaborado pelo Departamento de Estudos Afro-Brasileiros do CEAA. Seu objetivo era sistematizar e analisar as informações sobre a situação socioeconômica dos grupos de cor no Brasil e suas Regiões, tendo como referência os anos iniciais da década de 1990.
Produzido pela equipe constituída por Carlos Hasenbalg, Márcia Lima e Nelson do Valle Silva, Os Números da Cor tratou dos aspectos demográficos e socioeconômicos da população brasileira, com informações sobre composição racial da população, condições domiciliares (acesso a iluminação elétrica, água e bens de consumo), arranjos familiares, educação e mercado de trabalho.
Trata-se, possivelmente, da primeira série de estatísticas raciais, alimentada por dados do censo demográfico e da PNAD, produzida e analisada por um centro de pesquisa à margem de agências governamentais especializadas, como o IBGE e o IPEA. O boletim circulou entre 1995 e 1996, somando 4 edições, com financiamento da Fundação Andrew W. Mellon.
O Projeto Memória do CEAA disponibiliza aqui os 3 primeiros fascículos, localizados por levantamento de arquivo.
Clique nos anos para ver mais detalhes
O projeto AlertÁfrica consistia em guias bibliográficos organizados pelo Setor de Documentação do CEAA, na figura de Ana Senna, sua bibliotecária-chefe. Visando divulgar e facilitar o acesso à mais importante biblioteca de África então existente no país, o Boletim trazia categorias divididas entre temáticas mais amplas (como apartheid, História, Industrialização) ou direcionadas (como “Tunísia – Economia”, “África – Banco Mundial”, “Etiópia – Fome”).
Com apoio financeiro da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), foram produzidos 12 fascículos entre novembro de 1984 e outubro de 1985, em edições mensais ou bimensais. Deste total, foi possível identificar 8 números, que ora disponibilizamos ao público.
Clique nos anos para ver mais detalhes
Rua da Assembléia, 10, 3º Andar, Sala 319,
Centro, Rio de Janeiro / RJ • CEP: 20011-901
Este Projeto foi financiado pela FAPERJ, por meio do Edital 29/2021, Apoio aos Programas e Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu do Estado do Rio de Janeiro (Processo E-26/210.966/2021), e do Edital 28/2021, Programa de Apoio a Projetos Temáticos no Rio de Janeiro (Processo E-26/211.317/2021).