Equipe do Projeto

"A Contribuição do Centro de Estudos Afro-Asiáticos para as Ciências Sociais Brasileiras".

Coordenador

Alexandre de Paiva Rio Camargo

Doutor em Sociologia pelo IESP-UERJ, Mestre e Bacharel em História pela UFF. É Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP) do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) da Universidade Candido Mendes (UCAM). É também Pesquisador do Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde (DEPES) da Casa de Oswaldo Cruz (COC), na FIOCRUZ. Coordena o Grupo de Pesquisa NECQSO – Núcleo de Estudos em Ciência, Tecnologia, Quantificação e Sociedade, junto ao CNPq. Foi professor visitante na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris. Sua agenda de pesquisa situa-se na interface entre a sociologia e a história da ciência e do Estado, com trabalhos voltados para a construção da confiança pública nos números; classificações raciais oficiais; o papel das estatísticas sanitárias na coordenação das políticas de saúde; práticas e infraestruturas de dados em territórios e movimentos sociais.

Coordenadora Adjunta

Camila Gonçalves De Mario

Professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política e coordenadora do NEAA - Núcleo de Estudos Afro-asiáticos do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) da UCAM (RJ). Pesquisadora do Centro de Estudos, Políticas e Informação sobre Determinantes Sociais da Saúde (CEPI-DSS/VPAAPS/FIOCRUZ).

Doutora em Ciências Sociais pela UNICAMP. Realizou pós-doutorado no Centro Núcleo Milenio Autoridad y Asimetrías de Poder, ligado à Universidade de Santiago de Chile (USACH) e à Universidade Diego Portales (UDP). Tem experiência em análise e avaliação de políticas públicas, com ênfase em políticas de saúde na periferia; justiça social e teoria crítica. Membro do Conselho Consultivo da Associação Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campo de Públicas (ANEPECP). Membro do Comitê Executivo da RISUR - Red Intelectual Sur-Sur.

Pesquisadores Associados
Danilo Marcondes de Souza Neto

Professor da Escola Superior de Guerra (ESG) e PhD em Politics and International Studies (Universidade de Cambridge), com tese de doutorado sobre as relações Brasil-Moçambique.

Erica Simone Almeida Resende

Bacharel em Direito pela UFRJ com Complementação de Estudos em Relações Internacionais pela PUC-Rio; Mestre e Doutora em Ciência Política pela USP.

Fabricio Pereira da Silva

Professor de Ciência Política da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professor da Maestría en Estudios Contemporáneos de América Latina da Universidad de la República (UdelaR).

Assistentes de Pesquisa

1 Fase | Junho 2022 - Junho 2023

Gabriel Delphino Fernandes de Souza

Doutorando em Ciência Política no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ).

Marianne da Silva Rocha

Doutoranda em Ciência Política no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ).

Thiago Campos da Silva

Doutorando em História no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGH-UERJ).

2 Fase | Agosto 2023 - Março 2025

Bernardo Azevedo Ferraz da Cruz

Mestrando em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ).

Maria Francisca Soares Theberge

Formada em História na Universidade Federal Fluminense (UFF), onde integra o Laboratório de Estudos Coloniais Comparados (CALIBAN). Foi bolsista PIBIC-CNPq com o projeto "O Colonialismo Sob a Lente de Mark Sykes (1911-1916): Uma Crítica Conservadora à Administração Colonial no Oriente Médio" (2023-2024).

Close Search Window

Danilo Marcondes de Souza Neto

Danilo Marcondes é professor da Escola Superior de Guerra (ESG) e PhD em Politics and International Studies (Universidade de Cambridge), com tese de doutorado sobre as relações Brasil-Moçambique. Danilo é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). Publicou sobre Brasil-África, em especial sobre o espaço do Atlântico Sul, na Revista Brasileira de Política Internacional, Africa Review, International Peacekeeping e Journal of the Indian Ocean Region.

Erica Simone Almeida Resende

Bacharel em Direito pela UFRJ com Complementação de Estudos em Relações Internacionais pela PUC-Rio; Mestre e Doutora em Ciência Política pela USP. É Professora Adjunta da Escola Superior de Guerra (ESG) e docente do Programa de Pós-Graduação em Segurança Internacional de Defesa e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Candido Mendes.

Desenvolve pesquisas nas áreas de Estudos de Política Externa, Análise de Discursos, Sociologia Política Internacional, Estudos Críticos de Segurança, e Teorias de Relações Internacionais. É Fulbright Scholar, "Affiliate Lecturer" da Universidade de Oklahoma, EUA, Professora Visitante nas Universidades de Passau e Freiburg, Alemanha. É bolsista de produtividade "Cientista do Nosso Estado" da Faperj (2023-2025) e do CNPq (PQ Nível 2, 2023-2025). É Editora Adjunta da Revista da ESG.

Fabricio Pereira da Silva

Professor de Ciência Política da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professor da Maestría en Estudios Contemporáneos de América Latina da Universidad de la República (UdelaR). Doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), Pós-Doutor pelo Instituto de Estudios Avanzados da Universidad de Santiago de Chile (IDEA/USACH). Coordenador da Red Intelectual Sur-Sur (RISUR). Vice-diretor da Wirapuru, Revista Latinoamericana de Estudios de las Ideas.

Gabriel Delphino Fernandes de Souza

Doutorando em Ciência Política no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), mestre em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (PPGCP-UFF) e graduado na mesma área pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem experiência na área de Ciência Política e Sociologia, com ênfase em Pensamento Social e Político Brasileiro.

Marianne da Silva Rocha

Doutoranda em Ciência Política no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Mestra em Ciência Política no IESP-UERJ. Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem experiência nas áreas de Teoria Social e Teoria do Estado, com ênfase nos estudos sobre pós-colonialismo, pan-africanismo e nacionalismo.

Thiago Campos da Silva

Doutorando em História no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGH-UERJ), com bolsa FAPERJ. Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Ciência Política pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem experiência na área de História, com ênfase em história do Rio de Janeiro e na área de Brasil Republicano.

Bernardo Azevedo Ferraz da Cruz

Mestrando em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Bacharel em Ciência Política pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem experiência nos temas de Pensamento do Sul Global e as relações entre religião, raça e política.

Maria Francisca Soares Theberge

Graduanda em História pela Universidade Federal Fluminense, onde integra o Laboratório de Estudos Coloniais Comparados (CALIBAN) e o Grupo de Leitura de Oriente Médio e Mundo Árabe (GLOMMA). Foi bolsista PIBIC-CNPq com o projeto "O Colonialismo Sob a Lente de Mark Sykes (1911-1916): Uma Crítica Conservadora à Administração Colonial no Oriente Médio" (2023-2024).