CEAA 50 Anos

Arquivo Fotográfico

Clique nas imagens para ampliar

“Na minha geração, ninguém vai poder falar que o negro não tem memória, porque vai ter. Eu vou fazer essa memória”. - Januário Garcia

Januário Garcia (1943-2021) foi um dos fotógrafos mais importantes para a preservação da memória negra no Brasil. Nascido em Belo Horizonte, teve uma infância marcada por perdas familiares e mudou-se ainda adolescente para o Rio de Janeiro, onde iniciou seu envolvimento com a vida pública e a fotografia. Na década de 1970, quando sua carreira ainda se consolidava, participou de uma reunião no CEAA, onde entrou em contato com o movimento negro organizado e passou a acompanhá-lo de perto.
A partir desse encontro, Januário passou a registrar encontros do movimento negro carioca, como os tradicionais “Encontros aos Sábados” do CEAA, produzindo imagens que se tornaram documentos fundamentais para a memória e a história dessas lutas, em um período de fortalecimento da militância negra. Desde 2023, seu valioso acervo fotográfico está sob a guarda do IMS, constituindo uma das coleções mais importantes sobre a história e a identidade negra brasileira.
Close Search Window